DIA 1 - Juízes 13-15; Lucas 6:27-49
DIA 2 - Juízes 16-18; Lucas 7:1-30
DIA 3 - Juízes 19-21; Lucas 7:31-50
DIA 4 - Rute 1-4; Lucas 8:1-25
DIA 5 - 1 Samuel 1-3; Lucas 8:26-56
DIA 6 - 1 Samuel 4-6; Lucas 9:1-17
DIA 7 - 1 Samuel 7-9; Lucas 9:18-36
Começámos o quarto mês do ano e cerca de 10 livros da Bíblia estão lidos! Histórias de vida sucedem-se e, com elas, ensinamentos e princípios que nos fazem refletir e descobrir como viver uma vida mais próxima de Deus.
Com certeza que, nestes escassos 4 meses do ano, já tantas coisas sucederam. Episódios alegres, outros mais tristes, sucedem nas nossas vidas e contribuem para a pessoa que somos no dia de Hoje. Talvez não consigamos ver a mão de Deus em todos os momentos, mas olhando para trás e tomando tempo para refletir, conseguimos, com toda a certeza, discernir os momentos em que fomos levados no colo do nosso Pai! Ainda quando pensávamos que estávamos sozinhos…
O segredo para vivermos uma vida com propósito, aprendemos lá atrás, com a vida de José, por exemplo: não perder a essência! Sim, a essência é aquilo que realmente somos e temos, é o âmago da nossa existência. A essência é o que nos permite ver Deus a agir, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. Quando perdemos a essência, começamos a questionar se Deus está ou não connosco, começamos a deixar de ver o agir de Deus. José, não obstante às lutas, dificuldades e traições que viveu, não perdeu a sua essência. Porquê? Porque apesar de tudo isso que passou, ainda conseguia ver a mão de Deus em tudo! É difícil de acreditar que Deus está no controlo quando, ainda que O busquemos e amemos, vivemos momentos de tristeza, angústia e aflição. Mas talvez consigamos ver a Sua mão quando mudarmos de perspetiva: em tudo Deus está ali connosco! José conseguiu ver propósito de Deus onde nós talvez vejamos derrota, medo, traição! Mas ele ainda pôde dizer: Tudo isto me aconteceu porque Deus tinha um plano!
Confiarmos nos planos de Deus é mais do que Lhe pedirmos coisas para nós mesmos. Confiar em Deus é, mesmo não sabendo o que nos vai suceder, decidir entregar-Lhe o controlo da nossa vida e continuar a ver Deus: isso é não perder a essência!
Para esta semana, além das referências bíblicas, deixamos um devocional que o vai fazer meditar naquilo que talvez necessite de tirar da sua vida. Nem tudo o que guardamos em nós é bom para nós. Decida não perder a sua essência! Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "DEITA FORA O LIXO!"
Já alguma vez te sentiste desesperado ao ponto de levares as mãos à cabeça? De apertar a cabeça com toda a tua força e as lágrimas jorrarem parecendo criar um rio à tua volta? Momentos em que já quase não consegues pensar pois o desespero é grande?
E, a partir dali, a tua mente idealiza cenários agrestes, vingança? Terror? Ódio?
Tira por favor o lixo da tua mente, deita-o fora! Não o guardes na tua cabeça. Não te detenhas naquilo que te apoquenta, no que te chateia. Há lixo que cheira mal. Muito mal! Há lixo que custa a tirar e, mesmo deitando-o fora, parece que o cheiro fica presente. Mas, tens que te decidir, ou ficar com a mente limpa ou ficar com o lixo à mistura.
Há momentos em que não conseguimos pensar, o lixo emerge. O lixo vem ao de cima. E ficamos vazios. Cheios de nada bom. Muito cheios de entulho que teima em ficar.
Mas se o cenário queres mudar, a postura deves mudar. Respira fundo, ora a Deus. Orar é falar com Ele que vive no céu. Se necessário olha mesmo para o céu. Diz-lhe tudo o que te vai na mente e no coração. Mesmo que logo de imediato não tenhas a resposta… Acredita! Ele ouve-te. Ele escuta quando, em jeito humilde e sincero te diriges a Ele. Ele não quer o teu mal. Deseja o teu bem. Ele mesmo tem pensamentos de bem acerca de ti.
Não te julgues a pior pessoa do mundo. Jesus levou sobre si as cargas, a dor, o pecado, o sofrimento, o lixo da mente. Por meio D’Ele acedemos ao Pai, Deus, o criador de tudo e de todos.
Tu podes mudar sim, tu podes tirar o lixo e então vai ficar tudo mais limpo, transparente - acerca de ti mesmo, dos outros e das situações. Tu podes ser diferente! Quando os teus pensamentos forem diferentes também. Quando a tua mente não te mentir. E sabes que o diabo é perito em te segredar ao ouvido? Ele gosta, ele ama o lixo, a podridão. Ele adora destruir o que há de bom em ti. Ele conta-te mentiras. Ele quer roubar o bem que tentas fazer. Ele gosta que a tua mente esteja minada de lixo para lhe dares uma ajudinha e te autodestruires.
Tu tens muito potencial para o bem. Tu podes escolher. Na vida temos sempre escolhas a fazer. Há sempre uma luta dentro de nós entre o bem e o mal. Acontece o mesmo dentro da nossa cabeça. Que a tua cabeça seja inundada de amor, de esperança, de afeto. Por vezes esperas isso dos outros. Mas demora a chegar? Então começa tu. Começa hoje. Se queremos fazer o bem e não sabemos como, basta começar. Não é preciso começar em grande. Basta começar bem pequenino. Sabes que Jesus é perito em multiplicar? Ele multiplica o bem, muito mais do que tu possas imaginar ser possível. Então entrega-lhe os teus pensamentos, as tuas emoções, decisões. Sabes que o pecado é como se fosse um desvio da vontade suprema e especialíssima de Deus para o ser humano, para o seu bem? Se te sentes a percorrer esse desvio, podes hoje voltar ao trilho certo. Jesus iluminará o teu caminho. Ele pode dar-te a mão até quando tu menos esperas, ou levar-te ao colo sem que tenhas colocado isso como possibilidade. Ele é mestre em te ensinar, desde que… estejas disposto a aprender.
Assim, quando pensamentos de morte, de imundícia, pensamentos vertiginosos vieram a caminho da tua mente, disso é que te deves desviar. Tapa os ouvidos e pensa na maior proeza para o bem de alguém que já fizeste ou proporcionaste. Pensa no amor, na dádiva. Pensa nos valores corretos pelos quais queres dirigir a tua vida a partir de agora.
E sem lixo na mente vais enxergar melhor!
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8
Andrea Ramos
DIA 8 - 1 Samuel 10-12; Lucas 9:37-62
DIA 9 - 1 Samuel 13-14; Lucas 10:1-24
DIA 10 - 1 Samuel 15-16; Lucas 10:25-42
DIA 11 - 1 Samuel 17-18; Lucas 11:1-28
DIA 12 - 1 Samuel 19-21; Lucas 11:29-54
DIA 13 - 1 Samuel 22-24; Lucas 12:1-31
DIA 14 - 1 Samuel 25-26; Lucas 12:32-59
Bem-vindo a mais uma semana! Continuamos neste desafio de leitura bíblica, agora conhecendo e explorando dois livros tão especiais com histórias tão profundas e cheias de vida para nós! Conhecer mais de perto as vidas reais das personagens do Antigo Testamento ou ler os Evangelhos, é ver a mão e ouvir a voz de Deus a cada instante!
Podemos aprender tanto! A Bíblia é a fonte de conhecimento para quem deseja conhecer mais de Deus. É a carta de amor escrita por Deus à Humanidade. A única forma de conhecermos a Sua vontade para as nossas vidas.
Lê-la e conhecê-la é uma decisão pessoal que pode afetar para sempre a nossa vida. A sua leitura e consequente prática na nossa vida, pode determinar não só o nosso hoje como o nosso amanhã. A Bíblia esconde segredos que o mundo está a descobrir agora. Já demarca princípios que, hoje, o homem descobre que podem fazer a diferença na vida de alguém.
Nas suas mãos, à medida que lê a Bíblia, tem a capacidade de aprender a tomar as decisões que lhe trarão vida, saúde e paz. Aproprie-se de cada promessa, de cada princípio, de cada pincelada de sabedoria. Jesus diz, na Sua Palavra, que tudo aquilo que nos conta é para que “a nossa alegria seja completa”. O desejo de Deus é que conheçamos as Suas promessas, vivamos os Seus sonhos e disfrutemos dos Seus planos de bem-estar! Tudo isso, para que “a nossa alegria seja completa”!
Para esta semana, além das referências bíblicas, deixamos um devocional que o vai fazer meditar na importância de nos aproximarmos de Deus e respondermos ao Seu convite. Qual irá ser a Sua resposta? Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "VINDE A MIM!"
Jesus era conhecido pela forma sábia e prudente com que falava às pessoas. Contava histórias que o povo entendia baseado em realidades que as pessoas experimentavam, de forma a explicar verdades espirituais.
A certa altura, Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” – Mateus 11:28-30.
O convite que Jesus fez naquele tempo, é o mesmo que faz hoje, a cada um de nós! “Venham a mim…”! Que convite apetitoso! Tantas vezes imaginamos e sabemos a nossa responsabilidade de nos chegar a Deus, mas poucas vezes pensamos nisso como um CONVITE! Ele está a dizer-nos: “sei que têm cargas, problemas; às vezes, sentem-se cansados e a ponto de desistir. Mas Eu quero dar-vos alívio e descanso. Venham até MIM!”
Mais uma vez vemos Jesus a dar-nos espaço para tomarmos decisões. Ele convida. E a nós cabe responder. Ir a Ele é uma decisão. Trocar com Ele é uma atitude que nos cabe a nós. Sim, trocar. Porque Ele diz: “tomem sobre vós o meu jugo… que é suave e leve”. A nossa condição é de sobrecarga, cansaço, desânimo, depressão. Mas a Dele é de mansidão e humildade. O fardo Dele não é como o nosso; o Dele é suave e leve. Ele está a convidar-nos para uma troca: “dá-me as tuas cargas e Eu dar-te-ei o descanso”.
Quando tomamos essa atitude, de nos chegarmos a Ele, de Lhe entregarmos os nossos fardos e trocarmos pelo Seu fardo leve, encontramos “descanso para as nossas almas”! Que mais quereríamos nós? Só descansa aquele que confia. Descansamos porque sabemos que não estamos sozinhos, que Aquele que nos convidou a trocar o fardo com Ele, é poderoso para perdoar, libertar e para dar uma vida nova com Ele!
Hoje o convite mantém-se: “VINDE A MIM”. Que resposta lhe vais dar?
“… escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade…” – Deteuronómio 30:19-20.
Ana Ferreira
DIA 15 - 1 Samuel 27-29; Lucas 13:1-22
DIA 16 - 1 Samuel 30-31; Lucas 13:23-35
DIA 17 - 2 Samuel 1-2; Lucas 14:1-24
DIA 18 - 2 Samuel 3-5; Lucas 14:25-35
DIA 19 - 2 Samuel 6-8; Lucas 15:1-10
DIA 20 - 2 Samuel 9-11; Lucas 15:11-32
DIA 21 - 2 Samuel 12-13; Lucas 16
Mais uma semana de abril! Temos vindo a conhecer a Palavra de Deus de uma forma mais profunda, desde histórias do Velho Testamento como descrições e narrativas da vida de Cristo.
Entendemos, a cada dia mais, a importância de sermos cheios da Palavra e do Espírito. Aliás, a cada dia que pega na sua Bíblia, proponha-se a pedir, em primeiro lugar, ao Espírito Santo, que é o nosso Consolador, Ajudador e Companheiro, que o ajude a ler. Sim, porque estas não são as palavras de qualquer homem, mas sim de um Deus fiel e inabalável.
Aprenda, a cada dia, a colocar a sua fé em ação. E a fé tem que ser expandida para a eternidade. Que entendamos que a fé foi-nos dada para termos acesso às coisas celestiais. Se apenas tivéssemos que viver de acordo com os sentimentos e estruturas do mundo, não necessitaríamos de fé. Para isso temos uma mente e um corpo, que nos permite viver nesta terra e sermos bem-sucedidos. A fé serve para acedermos ao sobrenatural. A fé permite-nos ver mais além do que vemos com os olhos físicos. A fé leva-nos a entender que somos seres eternos. E, por isso mesmo, a nossa visão não se deve ficar pelo que é terreno. Mas deve expandir-se até vermos o que Ele vê! E só teremos esse conhecimento quando soubermos quem Ele é. E saberemos quem Ele é quando, além de lermos o que Ele diz, ouvirmos o que Ele fala!
Conecte o seu ouvido com a voz de Deus! Boa semana.
DEVOCIONAL DA SEMANA: "NO MOMENTO!"
“O Pai me ama, pois sacrifico a minha vida (…). Ninguém a tira de mim, mas eu mesmo a dou… - João 10:17-18.
A porta da ambulância está prestes a fechar – comigo dentro dela. Do lado de fora, o meu filho estava ao telemóvel com a minha esposa. Por causa da confusão provocada pela minha concussão, chamei o nome dele. Ele lembra-se desse momento, contando-me que eu lhe falei lentamente: “Diz à tua mãe que eu a amo muito”.
Aparentemente, eu achava que poderia ser uma despedida e queria que aquelas fossem as minhas últimas palavras. No momento, aquilo era o que mais importava.
Ao enfrentar o Seu momento mais sombrio, Jesus não apenas disse que nos amava, mas demonstrou o Seu amor de formas específicas. Ele o demonstrou aos soldados que o haviam pregado na cruz e que escarneciam Dele: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Jesus deu esperança ao criminoso crucificado com Ele: “… hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (vs. 43). Perto do fim, Jesus olhou para a Sua mãe e disse: “Mulher, este é o teu filho”, e disse a João, Seu amigo querido: “Esta é a tua mãe” (vs. 26-27). Depois, enquanto a Sua vida se esvaía, o último ato de amor de Jesus foi confiar no Pai: “em Tuas mãos entrego o Meu espírito” (vs. 46).
Jesus, propositadamente, escolheu a cruz a fim de manifestar a Sua obediência ao Pai – e a intensidade do Seu amor por nós. Com a Sua morte, Ele demonstrou-nos o Seu amor infinito.
O que mais te importa hoje?
Que palavras dirias se pensasses que seriam as últimas?
Retirado de Pão dirário - Agenda 2021
DIA 22 - 2 Samuel 14-15; Lucas 17:1-19
DIA 23 - 2 Samuel 16-18; Lucas 17:20-37
DIA 24 - 2 Samuel 19-20; Lucas 18:1-23
DIA 25 - 2 Samuel 21-22; Lucas 18:24-43
DIA 26 - 2 Samuel 23-24; Lucas 19:1-27
DIA 27 - 1 Reis 1-2; Lucas 19:28-48
DIA 28 - 1 Reis 3-5; Lucas 20:1-26
O mês de abril está prestes a terminar e fazermos este desafio torna-se cada vez mais recompensador! Ler a Bíblia toda num ano é uma tarefa que pode tornar-se difícil em alguns momentos do nosso dia a dia, mas é com certeza uma forma de lermos e conhecermos a Bíblia bem diferente da que até aqui experimentámos!
Estamos a conhecer homens e profetas de Deus e, paralelamente, a realidade e as palavras de Cristo ecoam nas nossas mentes e são pronunciadas pelos nossos lábios.
Precisamos de conhecer a cada dia o nosso mestre Jesus! Estar e viver na Sua presença é mais do que nós imaginamos. Não pode ser uma rotina, mas parte de quem nós somos. Não se trata de uma “obrigação”, mas de um estilo de vida em que a Sua forma de estar é a nossa. Sem ninguém pedir, sem constrangimentos. Viver uma vida com Ele é saber que a fé dita os nossos passos, porque em tudo teremos que encontrar uma forma de O ver ali! Quando tudo vai bem, creio que Ele está ali. Quando acontece algo mau, eu sei que Ele está ali. Ter fé em Deus é viver consciente da Sua presença. A todo o momento. Sem duvidar que Ele sabe, conhece, vê e está.
Tornarmo-nos conscientes de quem Ele é, faz-nos viver naturalmente numa contínua consciência que existe mais do que aquilo que vejo, penso ou imagino. É sempre mais. Porque é infinito. E ilimitado. E quando tomo consciência disso, vivo como a Bíblia fala: “numa inteira certeza de fé”! Boa semana.
DEVOCIONAL DA SEMANA: "VERDADE QUE NÃO CABE EM PALAVRAS"
Com mais ou menos detalhes, todos sabemos o que se passou há 2000 anos atrás!
As celebrações recentes da Páscoa fizeram-me pensar no título desta coluna (Verdades de poucas palavras.), na medida em que, o próprio Jesus foi mais ação do que palavras. Recordo-me do seu silêncio enquanto era acusado e lhe perguntavam: nada respondes?
Enquanto cá esteve, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida...". E se Jesus tivesse ficado apenas pelas palavras? E se Jesus tivesse passado a sua curta vida, aplicando-se a escrever grandes obras literárias, para memória futura, sobre o grande amor de Deus pela humanidade, ou revelando-nos em poesia como era o céu de onde veio, ou dedicando-se a elaborar ensaios e a desenvolver "brainstormings" com os filósofos da época, sobre essa Verdade que queria anunciar?
Mas não, Jesus não se ficou por palavras, porque a Verdade de Jesus não era teoria. A Verdade estava em pleno campo de batalha. Os homens tiveram diante de si a própria Palavra, o Verbo em si mesmo, que se cumpria em Verdade. Ele era a própria Verdade, Ele era a Palavra Viva. A Verdade estava ali em carne e osso e vinha para se concretizar, ela estava aliás a cumprir-se, comunicando essencialmente com o espírito do homem, lugar onde a Verdade, através da fé, comunica com eficácia e poder com o homem.
Aquela Verdade não podia revelar-se nos deleites puramente intelectuais humanos, ou conter-se em letras, ou confinar-se a páginas de livros, ou apurar-se em discussões académicas.
A Verdade que era o próprio Jesus, não podia circunscrever-se a um texto, porque a Verdade precisava de agir, ela tinha que interferir, ela tinha que transformar. A Verdade tinha que se materializar. E materializou-se com poder em milagres, em sinais, em conversões, em ações de puro amor divino, na mesma medida em que "mexia" com a mentira, abalava com as estruturas religiosas e importunava os poderes que comprometiam a Verdade, porque não a punham em prática.
E a mentira sentiu-se incomodada e ergueu-se uma vez mais, para matar a Verdade. A mentira culpou a Verdade que era inocente, a mentira condenou a Verdade à morte sem acusação, a mentira pregou a Verdade na cruz, procurando colocá-la ao mesmo nível dos seus reféns, chamando à Verdade... mentira!
E ali na cruz, deu-se a maior batalha espiritual de sempre, de um lado a mentira, com morte, sofrimento, engano e condenação. Do outro lado, a Verdade, com poder, com amor e libertação, que fez Jesus ressurgir ao terceiro dia trazendo vida aos que creem na Verdade, vencendo para sempre a mentira!
E a Verdade que há 2000 anos não cabia em palavras é esta: Jesus era o Filho de Deus e está vivo! Essa Verdade revela-se hoje com poder na Palavra de Deus, extravasando das letras para a vida de todos aqueles que escolhem CRER!
Leonor Santos
DIA 29 - 1 Reis 6-7; Lucas 20:27-47
DIA 30 - 1 Reis 8-9; Lucas 21:1-19
Mês de abril termina e o novo mês de maio entra agora nas nossas vidas. De acordo com a vida, experiência e planos realizados, este mês trará coisas diferentes a cada um. Mas isso é, exatamente, o que é a vida!
Quando paramos para pensar na efemeridade do tempo, apercebemo-nos de que este passa a correr (talvez depressa demais!); passa sem pedir licença. Passa sem se preocupar qual é a nossa opinião sobre o assunto.
Simplesmente passa e nós temos que saber viver com ele! Que vontade às vezes não temos nós de fazer parar o tempo! Mas ele corre e corre, e a nós cabe-nos viver dentro dele.
Há quem diga que o tempo é a moeda mais valiosa do mundo. Quando gastamos mal o tempo, não conseguimos mais recuperá-lo. Portanto, devemos investir o nosso tempo naquilo que fará a diferença no nosso futuro: conhecimento, momentos com quem amamos, sendo retos, sinceros e verdadeiros. Deixando uma boa marca no tempo e nas vidas que nos rodeiam. Precisamos saber gerir o tempo, fazendo as escolhas certas. Aquelas escolhas que trarão benefícios às nossas vidas. Sabendo isto: o nosso presente deve-se às escolhas do passado; e o nosso futuro é determinado pelas decisões do presente.
Às vezes é fácil culpar terceiros, entregar a responsabilidade para alguém mais. Mas foram as nossas decisões, escolhas e atitudes que determinaram quem somos e onde estamos nós hoje.
Por isso, lembre-se: tomar a decisão de ler a Bíblia hoje, pode mudar o curso da sua vida amanhã. Depende da forma como nos comprometemos, entregamos e rendemos ao Dono do Universo.
Uma boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "VIVA POR ALGO MAIOR"
“Se o seu propósito só o beneficia a si, tem algo de errado e não é um propósito divino. Todo o propósito divino leva vantagem para as pessoas e não só para si. Ele faz com que a sua vida seja um agente de transformação de outros. Portanto, se o que você está a fazer não está a ajudar muitas pessoas, provavelmente você não está a viver o seu propósito.
Quando outras pessoas estão a ganhar é o que dá certeza que estou a viver o meu propósito. Se as pessoas estão beneficiadas, você está a viver o seu propósito. Por isso, é muito importante que você entenda que existem estágios do propósito.
Nunca reclame do estágio em que está, pois muitas das vezes você estará a fazer algo que não queria, mas aquilo que estará a fazer conectá-lo-á a pessoas que o levarão ao cumprimento do seu propósito. E claro, os problemas também não vão parar. Mas porque você tem o seu propósito, o problema se tornará menor do que era antes e você ajudará muitas outras pessoas. Por isso, NÃO FALHE COM O SEU PROPÓSITO, pois ao falhar, você estará a prejudicar a caminhada de outras pessoas, uma vez que o sentido da vida está em doar-se e ajudar pessoas.
1. Propósito é uma questão de sobrevivência
O mundo de hoje está bastante competitivo e comparativo. Portanto, aqueles que sabem o seu propósito, sobreviverão. Caso você não saiba quem realmente é, qualquer rede social irá te paralisar e fazer você sentir-se menor. Somente o seu propósito fornecerá blindagem emocional para continuar.
Descobrir o propósito é uma questão de sobrevivência no mundo de hoje. Ainda que você faça várias coisas na vida, só irá prosperar se encontrar sentido de realização quando encontrar o seu propósito. Sendo assim, ele deverá ser maior que as propostas e distrações que batem à sua porta. Ainda que seja difícil, mantenha-se leal a ele.
O seu propósito tem influência no seu destino. E é por isso, que acredito que você será um agente de transformação a todos aqueles que têm acesso a si. Portanto, esteja aberto a reconhecer o seu propósito e permita-se viver o extraordinário, pois é certo que grandes coisas Deus tem reservado especialmente para si!
Um forte abraço!”
Extraído do e-book "A Descoberta do Propósito", de Tiago Brunet
This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.