DIA 1 - Êxodo 27-28; Mateus 21:1-22
DIA 2 - Êxodo 29-30; Mateus 21:23-46
DIA 3 - Êxodo 31-33; Mateus 22:1-22
Nestes capítulos desta última semana de janeiro e primeira de fevereiro, vamos continuar a conhecer a Deus, ao que Ele dá importância e, sobretudo, iremos aprofundar a aventura que o povo de Israel viveu na travessia até à Terra Prometida! Conheceremos mais facetas de Deus e aprofundaremos experiências na Sua intimidade. A leitura da Bíblia proporciona-nos conhecer mais sobre esta Pessoa, o Deus Altíssimo e único e verdadeiro Deus!
A Pessoa de Jesus é também revelada cada vez mais, com ensinamentos e experiências que nos fazem crer num Deus sobrenatural que faz o impossível acontecer.
Nesta semana, deixamos-lhe ainda algumas sugestões de confissões e orações da Palavra sobre diversos temas, crendo que será mais uma forma de intensificar a sua relação com Deus. Uma semana abençoada!
O PODER DA PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus dá-me direito a fazer o que Cristo fez e mais ainda, pois a Sua Palavra diz que “Maiores obras faremos”.
A Palavra de Deus é mais cortante que toda a espada de dois gumes; penetra ao ponto de dividir alma do espírito, juntas e medulas. A Palavra de Deus discerne os pensamentos e as intenções do coração. A Palavra de Deus assegura-me que Ele me dará tudo o que pedir, sempre que vou em Seu nome.
(João 14:12-14)
A Palavra de Deus dá-me poder para derrotar o inimigo e protege-me contra toda a adversidade.
(Lucas 10:19)
A Palavra de Deus garante-me que se eu permanecer conforme o que Jesus declarou, receberei tudo o que Ele me prometeu.
(João 15:7)
A Palavra de Deus dá-me fôlego de vida, dá-me confiança que me assegura que tudo aquilo que é impossível para mim, é possível para Deus.
(Marcos 10:27)
ORAÇÕES PESSOAIS
Eu confio em Deus e habito no esconderijo do Altíssimo. Tu és, Senhor, a minha esperança, o meu castelo. Tu me livras do laço do passarinheiro e da peste destruidora. Com as Tuas penas me cobres e debaixo das Tuas asas estou seguro. Escudo e broquel é a tua verdade; não temerei mal algum, nem terror noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que no meio do dia destrua. Mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas eu não serei atingido.
(Salmo 91)
Declaro, em nome de Jesus, que Deus é quem tem a última palavra sobre a minha vida e da minha família.
(Provérbios 16:33)
Senhor, ensina-me a conhecer o mistério da Tua vontade na minha família, no meu casamento, ministério e em cada área da minha vida. Deus, eu agarro-me firmemente à Tua vontade e deixo que ela se cumpra em cada passo que dou.
(Efésios 1:9)
Expulso da minha vida as coisas do passado que me traziam dor e insegurança. Decido perdoar a quem me ofendeu. E recebo as coisas novas e poderosas que Tu, Senhor, tens para mim.
(Isaías 43:18-19)
ORAÇÕES PELOS FILHOS E FAMÍLIA
Clamo o sangue de Jesus sobre a vida dos meus filhos e da minha família. Declaro que os meus filhos são protegidos em todos os seus caminhos. Declaro que o inimigo não os atormenta com temor, medo ou angústia. Declaro que os meus filhos são pastoreados por Deus, e é Ele quem sacia a sua alma nas secas e dá vigor aos seus ossos. Os meus filhos são como um jardim regado, e como um manancial cujas águas nunca faltam.
(Isaías 58:11)
Senhor, declaro a Tua Palavra sobre a vida dos meus filhos. E declaro que é arrancado da vida deles tudo o que não foi plantado por Ti. Toda a má influência nas escolas, todo o conselho de falsa sabedoria; todas as más amizades e más companhias.
(Mateus 15:13)
Declaro que os meus filhos e cada membro da minha família permanece guardado na palma da mão de Deus. Declaro que nenhuma arma preparada contra os meus filhos pode prosperar, porque em Ti, oh Deus, eu confio e não serei envergonhado.
(Isaías 54:17)
No nome de Jesus, declaro protegidas todas as famílias. As suas finanças, a paz, o gozo e tranquilidade de todos os nossos filhos. Senhor, conforme a Tua Palavra, declaro que eu e a minha família nos submetemos a Ti, resistimos ao inimigo e ele fugirá de nós.
(Tiago 4:7)
DIA 4 - Êxodo 34-35; Mateus 22:23-46
DIA 5 - Êxodo 36-38; Mateus 23:1-22
DIA 6 - Êxodo 39-40; Mateus 23:23-39
DIA 7 - Levítico 1-3; Mateus 24:1-28
DIA 8 - Levítico 4-5; Mateus 24:29-51
DIA 9 - Levítico 6-7; Mateus 25:1-30
DIA 10 - Levítico 8-10; Mateus 25:31-46
Chegámos ao mês de fevereiro e tanta coisa já, certamente, aconteceu! Tentações, vitórias, erros cometidos, perdão alcançado, reflexões, más atitudes, enfim! Um sem-número de coisas que definem, tantas vezes, o que são realmente os nossos dias.
À medida que lê a Bíblia e prossegue com este desafio, certamente também terá aprendido como agiram tantas personagens da Bíblia ou até o próprio Jesus! E sobretudo, deu-se conta, com certeza, que dissabores, vitórias, batalhas perdidas, marcavam também as vidas de tantos amigos de Deus! Isso faz-nos entender que tudo está focado Nele. Tudo começa em Deus. E, quando entendemos que fomos criados à imagem e semelhança Dele, também podemos compreender que, com Ele e através Dele, podemos alcançar todas as coisas! Somos mais que vencedores quando nos focamos Nele e pomos de lado as nossas próprias forças, formas de pensamento, “achos” ou vontade!
Nas próximas semanas, além das referências bíblicas, deixaremos ainda um texto para poder refletir a cada semana, com versículos para memorizar e perguntas para refletir. Todos nascemos com um propósito e que esta jornada nos faça chegar ao conhecimento dele!
TUDO COMEÇA COM DEUS
Colossenses 1:16 – “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
"A menos que se admita a existência de Deus, a questão sobre o propósito de vida não tem sentido.” – Bertrand Russell, ateu.
NÓS NÃO SOMOS O FOCO
O propósito da sua vida é muito maior que a realização pessoal, a paz de espírito ou mesmo a felicidade. É muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições. Se queremos saber por que fomos colocados neste planeta, tudo deverá começar a partir de Deus. Você nasceu por causa de um propósito Dele e para cumprir o propósito Dele!
A procura pelo propósito de vida tem intrigado o ser humano há milhares de anos, por todas as gerações. Isto porque normalmente erramos logo no ponto de partida – nós mesmos. Fazemos perguntas egocêntricas como: “o que quero ser? O que vou fazer com a minha vida? quais são os meus objetivos, as minhas ambições, os meus sonhos para o meu futuro?”. Concentrar tudo em nós mesmos, porém, jamais desvendará o propósito da nossa vida. A Bíblia diz, em Jó 12:10: “A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida”.
Nunca descobriremos o verdadeiro sentido da nossa vida olhando para dentro de si mesmo. É provável que até já tenha tentado fazer isso, mas você não se criou a si mesmo, logo não pode dizer, por si mesmo, para quê que foi criado! Se alguém lhe entregasse para as mãos uma invenção totalmente desconhecida, você não saberia para que servia nem a própria invenção teria capacidade de lhe dizer. Somente o inventor poderia atestar a sua utilidade.
Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Sempre deve começar com Deus, o seu Criador. Você existe porque Deus deseja que assim seja. Você foi feito por Deus e para Deus. Necessita de compreender isso para que a sua vida tenha sentido.
Somente em Deus descobriremos a nossa origem, a nossa identidade, o nosso significado, o nosso propósito, a nossa importância e o nosso destino.
Muitos tentam usar Deus para sua auto-realização. Querem usá-Lo para realizar os seus próprios propósitos. Mas isso resultará em fracasso. Porque fomos nós que fomos criados por Ele e não ao contrário. E viver significa deixar Deus usá-lo para cumprir os propósitos Dele.
Claramente que quando nos concentramos e focamos em atingir um determinado alvo, poderemos ser bem-sucedidos. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito de vida são coisas absolutamente distintas! Você pode alcançar os seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim estar bem distante dos propósitos para os quais Deus o criou.
Então, a pergunta é: como descobrir o propósito para o qual fui criado?
Você tem duas opções. A primeira é a especulação. As pessoas gostam desta: conjeturam, supõem, teorizam. Há milhares de anos, que filósofos brilhantes discutem e ponderam sobre o significado da vida. A filosofia é uma área importante do conhecimento e tem a sua utilidade, mas, quando tenta determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas a fazer suposições.
Mas a segunda opção é a revelação! Podemos recorrer ao que Deus revelou sobre a vida na Sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntar diretamente ao inventor da mesma. Descobrir o propósito da sua vida funciona da mesma maneira: pergunte a Deus!
O Senhor não nos deixou às cegas, para ficarmos todo o tempo a conjeturar e a questionar. Ele claramente revela, nas páginas da Bíblia, os propósitos que tem para a nossa vida. A Bíblia explica-nos porque estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro.
“A sabedoria de Deus é algo misterioso que encerra a profundidade dos seus propósitos. Nada tem de vaga ou superficial. Ela não é uma nova mensagem: é a mais antiga – o que Deus determinou como forma de produzir o melhor dele em nós, muito antes que entrássemos em cena” (1 Coríntios 2:7).
Deus não é o ponto de partida da nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o seu propósito de vida, você deve recorrer à Palavra de Deus, não à sabedoria do mundo. Edifique a sua vida sobre verdades eternas. A Bíblia diz: “Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor. Há muito tempo ele decidiu adotar-nos na sua família, por meio de Jesus Cristo. (E que prazer ele teve em planear tudo isso!). Foi por sua vontade que agora participamos da celebração desse presente dado pelo seu Filho amado, totalmente de graça” (Efésios 1:4-6).
Este texto apresenta três critérios para o nosso propósito:
PENSAR SOBRE O MEU PROPÓSITO DE VIDA
Tema para reflexão: Eu não sou o foco.
Versículo para memorizar: Colossenses 1:16 – “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
Pergunta para meditar durante esta semana: Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso me lembrar de que a vida é na verdade viver para Deus, mas não para mim mesmo?
Baseado e retirado do primeiro capítulo do livro “Uma vida com propósitos – Para que estou na terra”, uma versão expandida, de Rick Warren, da Editora Vida.
DIA 11 - Levítico 11-12; Mateus 26:1-25
DIA 12 - Levítico 13; Mateus 26:26-50
DIA 13 - Levítico 14; Mateus 26:51-75
DIA 14 - Levítico 15-16; Mateus 27:1-26
DIA 15 - Levítico 17-18; Mateus 27:27-50
DIA 16 - Levítico 19-20; Mateus 27:51-66
DIA 17 - Levítico 21-22; Mateus 28
VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE!
“Eu sou o teu Criador. Tu estavas sob meus cuidados mesmo antes de nascer.” – Isaías 44:2.
VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE!
O seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e a sua vida não é um acidente da natureza. Os seus pais podem não ter planeado o seu nascimento, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nada surpreendido com o seu nascimento. Aliás, Ele já o aguardava.
Muito antes de ser concebidos pelos seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele foi o primeiro a pensar em si. O facto de estar a respirar neste exato momento não é acaso, nem sorte, nem destino ou coincidência. Está vivo porque Deus quis criá-lo! A Bíblia diz: “O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!” – Salmos 138:8.
Ele determinou cada pequeno detalhe do nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu como você seria: a cor da pele, o cabelo, o seu corpo e todas as outras características, conforme Ele queria. Também determinou os talentos naturais que você possuiria e deu-lhe uma personalidade singular. A Bíblia diz: “Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo. Sabes exatamente como fui feito: aos poucos; como fui esculpido: do nada até ser alguma coisa. Como um livro aberto, tu me viste crescer desde a conceção até o nascimento; todos os estágios da minha vida foram exibidos diante de ti.” (Salmos 139:15).
Deus fê-lo por um motivo, isso significa que também decidiu a hora do seu nascimento e o seu tempo de vida. Ele planeou os seus dias de vida antecipadamente, escolhendo o momento exato do seu nascimento e da sua morte. A Bíblia diz: “Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já tinhas planeado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registado do teu livro!” (Salmos 139:16).
Deus também planeou o lugar em que você nasceria e onde viveria para cumprir o Seu propósito. A sua etnia e nacionalidade não são mera casualidade: Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso. Planeou tudo conforme o Seu propósito. A Bíblia diz: “De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar” (Atos 17:26).
Nada na sua vida é arbitrário – tudo tem um propósito.
Ainda mais surpreendente: Deus decidiu como você nasceria. Independentemente das circunstâncias do seu nascimento e de quem fossem os seus pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. E não importa como sejam os seus pais: bons, maus ou indiferentes. Ele sabia que esses dois indivíduos possuíam exatamente a constituição genética específica para criá-lo de acordo com o que Ele tinha em mente. Eles tinham o ADN que Deus precisava para formá-lo.
Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Mesmo que muitos filhos não tenham sido planeados pelos pais, não foram um imprevisto para Deus. O propósito Dele levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado.
Deus nunca faz nada acidentalmente e jamais comete erros. Ele tem um motivo para tudo o que concebe. Todas as plantas e animais foram planeadas por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito definido. O motivo de Deus tê-lo criado foi o amor que Ele tem. A Bíblia diz: “Muito antes que estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor” (Efésios 1:4). O Senhor já pensava em si antes de criar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o próprio mundo! Ele projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Somos a razão do Seu amor e o que há de mais precioso em toda a criação. A Bíblia diz: “Deus decidiu dar-nos a vida pela palavra de verdade, a fim de que fôssemos como primícias das suas criaturas…” (Tiago 1:18). Isso demonstra quanto Deus o ama e o aprecia!
O Senhor não age de forma aleatória: Ele planeia tudo com extrema precisão. Quanto mais os físicos, biólogos e outros cientistas aprendem sobre o Universo, mais percebemos quanto ele é singularmente adequado à nossa existência – feito sob medida com as exatas especificações que tornam possível a vida humana.
A Bíblia declara: “Deus formou a Terra… Ele não a criou para ser vazia, mas a formou para ser habitada” (Isaías 45:18).
Por que Deus fez tudo isso? Porque criou o Universo para nós? Porque Ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é difícil de compreender na sua profundidade, mas é essencialmente confiável. Você foi criado para ser um alvo especial do amor de Deus! Ele o fez para poder amá-lo. É sobre essa verdade que você precisa edificar a sua vida.
A Bíblia diz que “Deus é amor” (1 João 4:8). Ela não diz que Deus tem amor. Ele é amor! Amor é a essência do carácter do Pai. Veja que há perfeito amor na interação da Trindade, então, Deus não precisava de criá-lo a si. Ele não estava só, mas mesmo assim Ele desejou criá-lo para expressar o Seu amor. Deus diz: “Eu os tenho sustentado desde que foram concebidos e carregado desde o nascimento. Mesmo na velhice, quando os seus cabelos se tornarem grisalhos, estarei cuidando de vocês. Eu os fiz e cuidarei de vocês.” (Isaías 46:3-4).
Se não houvesse Deus, seríamos todos “acidentes”, causados por algum evento cósmico aleatório. Mas há um Deus que nos fez, e por uma razão. Assim, a sua vida tem significado profundo! Descobrimos esse significado e o propósito divino somente quando tomamos Deus como ponto de referência da nossa vida. Uma paráfrase de Romanos 12:3 diz: “o único modo de nos entendermos é pelo que Deus é e pelo que ele faz por nós, não pelo que somos e fazemos por ele”.
PENSAR SOBRE O MEU PROPÓSITO DE VIDATema para reflexão: Não sou um acidente
Versículo para memorizar: “Eu sou o teu Criador. Tu estavas sob meus cuidados mesmo antes de nascer.” – Isaías 44:2.
Pergunta para meditar: Sei que Deus me criou de forma singular. Que áreas da minha personalidade, formação e aparência tenho tido dificuldade em aceitar?
Baseado e retirado do primeiro capítulo do livro “Uma vida com propósitos – Para que estou na terra”,
uma versão expandida, de Rick Warren, da Editora Vida.
DIA 18 - Levítico 23-24; Marcos 1:1-22
DIA 19 - Levítico 25; Marcos 1:23-45
DIA 20 - Levítico 26-27; Marcos 2
DIA 21 - Números 1-3; Marcos 3
DIA 22 - Números 4-6; Marcos 4:1-20
DIA 23 - Números 7-8; Marcos 4:21-41
DIA 24 - Números 9-11; Marcos 5:1-20
Continuamos neste processo de conhecer mais da Palavra de Deus! Até este momento, muitos ensinamentos novos já foram adquiridos, talvez revelações de algo desconhecido ou até mesmo compreensão de coisas que desconhecíamos.
Queremos incentivá-lo a prosseguir, mesmo que tenha havido dias que não tenha conseguido acompanhar. Tire um pouco mais de tempo num dia, reponha os dias em falta e prossiga. Não desista. “Melhor é o fim do que o início das coisas”. Às vezes, não começamos da melhor forma, mas certamente podemos terminar em fé. Depende da nossa entrega, dedicação e perseverança.
Esta semana, além das referências bíblicas, deixaremos ainda sete orações de temas diversos, que pode declarar a cada dia. Lembre-se: há um propósito para tudo o que sucede na terra. E você tem um propósito e faz parte de um propósito maior e eterno! Boa semana!Dia 18: Estou a edificar a minha casa!
“Se Jeová não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se Jeová não guardar a cidade, em vão guarda a sentinela” – Salmos 127:1
Uma casa edifica-se com sabedoria, e isso implica o processo de morrer para si mesmo. A família nasceu no coração de Deus e merece toda a nossa dedicação, amor, entrega e intensidade em tudo o que realizamos. Os erros, independentemente de quais forem, sempre prejudicarão a família. É necessário termos uma relação íntima com Jesus e lutarmos pela nossa casa!
“Pai, peço-Te perdão por todo o pecado que me levou a enfrentar problemas na minha família. Que a Tua graça abunde onde antes abundava o pecado. Que o meu casamento resista a toda a prova, por mais difícil que seja. No nome de Jesus, declaro protegidas as minhas finanças, assim como a paz, o gozo, a harmonia, e a tranquilidade do meu lar. Senhor, conforme a Tua Palavra, peço a Tua graça para submeter-me a Deus e resistir ao diabo; então, o inimigo não terá outra opção a não ser fugir. Declaro que cada membro da minha família permanece guardado na palma da Tua mão, e que nenhuma arma preparada contra nós pode prosperar, porque em Ti confiamos e não seremos envergonhados.”
Dia 19: Deus está a fazer-me prosperar!
"O Senhor determinará que a bênção esteja nos seus celeiros e em tudo o que colocarem a mão; ele os abençoará na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá.” – Deuteronómio 28:8.
A palavra hebraica para “bênção” ou “prosperidade” é “beraká”. A prosperidade está presente na intenção original de Deus, desde o começo da criação. Se Deus é removido da nossa vida, não ficamos com nada. A própria criação revela que os recursos de Deus são ilimitados e inesgotáveis. Deus não criou o universo com escassez; por isso, quando Deus te abençoa, inevitavelmente prosperas. Porque prosperidade não é só ter abundância material, mas ser próspero é ter todas as necessidades supridas, em todas as áreas, sendo feliz e completo.
“Senhor, hoje declaro que Tu me empoderas para prosperar contra todo o prognóstico. Declaro que Tu me colocaste neste lugar, neste tempo, nesta cidade, com um propósito grande; que Tu me abençoas no território onde me plantaste, que me dás ideias criativas para prosperar, que multiplicas o fruto do meu trabalho e abençoas as obras das minhas mãos. Senhor, decidi fazer a Tua vontade e seguir-Te, ainda que ás vezes não entenda os teus caminhos. Transforma a minha mente para compreender que toda a provisão vem de Ti, que fora de Ti nada é possível. Sei que a Tua bênção cobre a minha casa, porque fiel é o que prometeu. Ámen.”
Dia 20: O meu coração procura o Teu coração!
“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos: se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” – 1 Crónicas 28:9.
A Escritura diz que Tu nos dás um coração para que te conheçamos; que aqueles que conhecem o Teu nome coloquem em Ti a sua confiança. Tu és o nosso Senhor e nós o Teu povo. Tu és o nosso Deus, e nós anelamos encontrar o Teu coração!
“Senhor, perdoa o meu pecado e arranca de mim toda a iniquidade. Reconheço que uma das primeiras expressões de um coração endurecido é que se mostra hostil à Tua presença; por isso, eu peço-Te que trates com cada parte dura do meu coração, especialmente com essas áreas nas quais vivo auto justificando-me continuamente. Não quero ser alguém que julga os outros, mas acaba por ser permissivo consigo mesmo. Está escrito que Tu não te agradas dos que vivem cómodos no seu pecado, crendo que Tu não farás nada; Pai, eu renuncio a ter um coração hostil e rebelde. Senhor, esquadrinha o meu coração para que cada dia permaneça alinhado ao Teu. Amén.”
Dia 21: Nada pode apartar-me de Ti!
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 8:39.
As palavras do Apóstolo Paulo, na sua carta aos Romanos, são realmente convincentes. Se alguém está desalentado ou confundido, aqui encontrará a segurança que só no amor de Cristo nos podemos sustentar. Ele sempre está connosco, e ainda na prova mais difícil somos mais que vencedores!
Cada vez que levantamos os nossos braços para louvar e adorar a Deus, Ele nos enche de poder e autoridade para derrotar toda a obra do inimigo. Quando adoramos, não há nada que se levante contra nós que possa resistir. Quando elevamos o nosso de Jesus na nossa vida, todas as circunstâncias negativas são derrotadas e Deus reverte o que é mau em bom. Ele é o único Deus verdadeiro, e Nele está a nossa confiança, em todo o tempo e independentemente da situação. Nada nos poderá separar do Seu amor!
Dia 22: Ele não te deixará nem te abandonará!
“Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.” – Salmo 27:2.
Todos nós, em algum momento da vida, sentimos o que é o abandono e o sentimento de solidão. Mas lembre-se que Deus está do seu lado, Ele nunca o deixará!
“Senhor, a Tua Palavra diz que ainda que a minha mãe e o meu pai me abandonarem, Tu, meu Pai celestial, me recolherás. Ainda que a mãe esqueça as dores de parto que sentiu quando nasceu um filho, o nosso Deus nunca se esquecerá de nós. Ele criou-nos antes da fundação do mundo e deu forma à nossa vida ainda no ventre da mãe. A este mesmo Deus clamamos hoje quando vemos que as nossas forças se esgotam e o desalento toca a nossa vida. Necessitamos da Tua força, Senhor, para que o nosso espírito não fraqueje. Necessitamos de Ti a cada instante das nossas vidas. Tu não nos deixas, nem nos desamparas nunca!”
Dia 23: Quero que Deus me mude!
“Cheguemo-nos, pois, com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” – Hebreus 4:16.
A maioria das pessoas quer mudar, reconhece que necessita de mudar algo na sua vida, mas quer fazê-lo nas suas próprias forças e à sua maneira; por isso, continuam iguais e sem mudanças. Hoje vamos entregar a Deus as nossas cargas e dizer: Muda-me, Senhor!
“Amado Pai, hoje chegamo-nos a Ti em fé, e pedimos que nos limpes e nos purifiques. Como homens e mulheres, falhamos com frequência, mas hoje clamamos para que tragas uma transformação total à nossa vida. queremos ser mudados desde a cabeça aos pés. Reconhecemos hoje e aceitamos na nossa vida a troca que Cristo efetuou na cruz. Transforma a nossa vida, Senhor, transforma a nossa mente, para pensarmos como Tu pensas, e fazermos as coisas conforme Tu as fazes. Que tenhamos no nosso coração o desejo de agir como Jesus agiria, em cada área da vida.”
Dia 24: Fui criado para adorar a Deus!
“Louvarei ao Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor: os mansos o ouvirão e se alegrarão…” – Salmos 34:1-2.
Deus criou o ser humano para que O adorasse, por isso, o louvor e a adoração devem ser um estilo de vida para aqueles que têm Jesus no seu coração. Quando adoramos a Deus, o nosso cálice transborda. Começar o dia em adoração é uma autêntica bênção, pois prepara-nos para um dia de vitória.
“Pai, hoje venho à Tua presença declarando que a minha boca se enche de louvores e adoração ao Teu nome, à Tua majestade e ao Teu senhorio. Não há nada que nos possa impedir de adorar-Te. Nesta hora, o céu e a terra unem-se para adorar-Te. A adoração sempre fará com que o céu desça à Terra. E, por isso, quero exaltar-Te e proclamar a Tua majestade. O Teu povo louva a Tua grandeza. Que venha o Teu Reino, Senhor, e que na terra se faça a Tua vontade como é feita no céu!”
DIA 25 - Números 12-14; Marcos 5:21-43
DIA 26 - Números 15-16; Marcos 6:1-29
DIA 27 - Números 17-19; Marcos 6:30-56
DIA 28 - Números 20-22; Marcos 7:1-13
Iniciamos uma nova semana, com a particularidade de que entraremos, brevemente, num novo mês. Chegou o terceiro mês do ano! Quantas coisas já teremos para contar em tão pouco tempo de novo ano? Com certeza, muitas! E em todas elas, sejam boas ou menos boas, há sempre lições que podemos tirar, histórias que não voltaremos a repetir, ou momentos que nunca sairão da nossa memória!
A Palavra da Vida propõe que atribua, a estes primeiros três meses, uma só palavra que os defina. E propõe a palavra: GRATIDÃO! Por que não decidirmos ser gratos, não obstante qualquer que seja a dificuldade que passemos? Por que não olhar para as circunstâncias sabendo que, se confiamos em Deus, todas elas não saíram do Seu controlo? E que tal se, em vez de murmurarmos, decidirmos erguer as nossas mãos e adorar Àquele que não deixa de ser Deus, ainda que os montes caiam ou tudo a nossa volta se desmorone? Sejamos GRATOS! O que aconteceu na nossa vida foi mau? Ainda há uma hipótese de que fosse bem pior. E ainda há a hipótese de, lá à frente, sermos abençoados com bem melhor. Não sabemos tudo. Confiemos Naquele a quem entregámos as nossas vidas!
Sendo assim, o desafio desta semana, para além das referências bíblicas, é que possa encontrar, todos os dias e ainda que com esforço, motivos para agradecer. Comece por agradecer pelo ar que respira. Por ter despertado pela manhã. Comece por coisas simples e compreenderá, com toda a certeza, que há mais motivos para sermos gratos do que aqueles que pensamos. Boa semana!
This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.