Palavra da

VIDA

"... e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"

1 JOÃO 1:1
INÍCIO

FEVEREIRO

DIA 4 - Êxodo 34-35; Mateus 22:23-46
DIA 5 - Êxodo 36-38; Mateus 23:1-22
DIA 6 - Êxodo 39-40; Mateus 23:23-39
DIA 7 - Levítico 1-3; Mateus 24:1-28
DIA 8 - Levítico 4-5; Mateus 24:29-51
DIA 9 - Levítico 6-7; Mateus 25:1-30
DIA 10 - Levítico 8-10; Mateus 25:31-46

Chegámos ao mês de fevereiro e tanta coisa já, certamente, aconteceu! Tentações, vitórias, erros cometidos, perdão alcançado, reflexões, más atitudes, enfim! Um sem-número de coisas que definem, tantas vezes, o que são realmente os nossos dias.

À medida que lê a Bíblia e prossegue com este desafio, certamente também terá aprendido como agiram tantas personagens da Bíblia ou até o próprio Jesus! E sobretudo, deu-se conta, com certeza, que dissabores, vitórias, batalhas perdidas, marcavam também as vidas de tantos amigos de Deus! Isso faz-nos entender que tudo está focado Nele. Tudo começa em Deus. E, quando entendemos que fomos criados à imagem e semelhança Dele, também podemos compreender que, com Ele e através Dele, podemos alcançar todas as coisas! Somos mais que vencedores quando nos focamos Nele e pomos de lado as nossas próprias forças, formas de pensamento, “achos” ou vontade!

Nas próximas semanas, além das referências bíblicas, deixaremos ainda um texto para poder refletir a cada semana, com versículos para memorizar e perguntas para refletir. Todos nascemos com um propósito e que esta jornada nos faça chegar ao conhecimento dele!

TUDO COMEÇA COM DEUS

Colossenses 1:16 – “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

"A menos que se admita a existência de Deus, a questão sobre o propósito de vida não tem sentido.
” – Bertrand Russell, ateu.

NÓS NÃO SOMOS O FOCO

O propósito da sua vida é muito maior que a realização pessoal, a paz de espírito ou mesmo a felicidade. É muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições. Se queremos saber por que fomos colocados neste planeta, tudo deverá começar a partir de Deus. Você nasceu por causa de um propósito Dele e para cumprir o propósito Dele!

A procura pelo propósito de vida tem intrigado o ser humano há milhares de anos, por todas as gerações. Isto porque normalmente erramos logo no ponto de partida – nós mesmos. Fazemos perguntas egocêntricas como: “o que quero ser? O que vou fazer com a minha vida? quais são os meus objetivos, as minhas ambições, os meus sonhos para o meu futuro?”. Concentrar tudo em nós mesmos, porém, jamais desvendará o propósito da nossa vida. A Bíblia diz, em Jó 12:10: “A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida”.

Nunca descobriremos o verdadeiro sentido da nossa vida olhando para dentro de si mesmo. É provável que até já tenha tentado fazer isso, mas você não se criou a si mesmo, logo não pode dizer, por si mesmo, para quê que foi criado! Se alguém lhe entregasse para as mãos uma invenção totalmente desconhecida, você não saberia para que servia nem a própria invenção teria capacidade de lhe dizer. Somente o inventor poderia atestar a sua utilidade.

Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Sempre deve começar com Deus, o seu Criador. Você existe porque Deus deseja que assim seja. Você foi feito por Deus e para Deus. Necessita de compreender isso para que a sua vida tenha sentido.

Somente em Deus descobriremos a nossa origem, a nossa identidade, o nosso significado, o nosso propósito, a nossa importância e o nosso destino.

Muitos tentam usar Deus para sua auto-realização. Querem usá-Lo para realizar os seus próprios propósitos. Mas isso resultará em fracasso. Porque fomos nós que fomos criados por Ele e não ao contrário. E viver significa deixar Deus usá-lo para cumprir os propósitos Dele.

Claramente que quando nos concentramos e focamos em atingir um determinado alvo, poderemos ser bem-sucedidos. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito de vida são coisas absolutamente distintas! Você pode alcançar os seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim estar bem distante dos propósitos para os quais Deus o criou.

Então, a pergunta é: como descobrir o propósito para o qual fui criado? 

Você tem duas opções. A primeira é a especulação. As pessoas gostam desta: conjeturam, supõem, teorizam. Há milhares de anos, que filósofos brilhantes discutem e ponderam sobre o significado da vida. A filosofia é uma área importante do conhecimento e tem a sua utilidade, mas, quando tenta determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas a fazer suposições.

Mas a segunda opção é a revelação! Podemos recorrer ao que Deus revelou sobre a vida na Sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntar diretamente ao inventor da mesma. Descobrir o propósito da sua vida funciona da mesma maneira: pergunte a Deus!

O Senhor não nos deixou às cegas, para ficarmos todo o tempo a conjeturar e a questionar. Ele claramente revela, nas páginas da Bíblia, os propósitos que tem para a nossa vida. A Bíblia explica-nos porque estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro.

A sabedoria de Deus é algo misterioso que encerra a profundidade dos seus propósitos. Nada tem de vaga ou superficial. Ela não é uma nova mensagem: é a mais antiga – o que Deus determinou como forma de produzir o melhor dele em nós, muito antes que entrássemos em cena” (1 Coríntios 2:7).

Deus não é o ponto de partida da nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o seu propósito de vida, você deve recorrer à Palavra de Deus, não à sabedoria do mundo. Edifique a sua vida sobre verdades eternas. A Bíblia diz: “Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor. Há muito tempo ele decidiu adotar-nos na sua família, por meio de Jesus Cristo. (E que prazer ele teve em planear tudo isso!). Foi por sua vontade que agora participamos da celebração desse presente dado pelo seu Filho amado, totalmente de graça” (Efésios 1:4-6).

Este texto apresenta três critérios para o nosso propósito:

  1. Você descobre a sua identidade e propósito no relacionamento com Jesus Cristo.
  2. Deus já pensava em si muito antes de você pensar sobre Ele. O propósito determinado por Ele para a sua vida é anterior à sua conceção. Ele planeou isso antes de você existir e sem a sua contribuição! Você pode escolher carreira, conjugue, passatempos e muitas coisas na vida, mas não pode escolher o seu propósito.
  3. O seu propósito de vida encaixa-se em outro propósito muito maior que Deus planeou para a eternidade.

PENSAR SOBRE O MEU PROPÓSITO DE VIDA
Tema para reflexão: Eu não sou o foco.

Versículo para memorizar: Colossenses 1:16 – “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Pergunta para meditar durante esta semana: Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso me lembrar de que a vida é na verdade viver para Deus, mas não para mim mesmo?

Baseado e retirado do primeiro capítulo do livro “Uma vida com propósitos – Para que estou na terra”, uma versão expandidade Rick Warren, da Editora Vida.