DIA 1 - Génesis 1-3; Mateus 1
DIA 2 - Génesis 4-6; Mateus 2
DIA 3 - Génesis 7-9; Mateus 3
DIA 4 - Génesis 10-12; Mateus 4
DIA 5 - Génesis 13-15; Mateus 5:1-26
DIA 6 - Génesis 16-17; Mateus 5:27-48
Tanto Génesis como Mateus, as leituras deste primeiro mês, retratam o início de algo. E, como todos os inícios, têm o seu quê de beleza como também de incerteza. Génesis retrata o início de todas as coisas, do mundo, do que nele existe, de nós, como Criação divina. Mateus descreve a vida e obra do Deus encarnado. Do anúncio do Seu nascimento, às obras que Ele realizou, passando por tantos acontecimentos e parábolas que contou.
Todo o livro de Génesis expõe-nos um Deus de amor, que nos criou, respondendo às perguntas mais profundas como “Quem somos?” ou “De onde viemos?”, como também se revela um Deus de aliança que, não obstante o pecado e a separação do Homem de Deus, promete salvação e redenção a todo aquele que se aproximar Dele, com fé.
Nesta viagem por Génesis e Mateus, durante este mês, descobrirá as características mais profundas de Deus, tal como conhecerá mais a fundo a pessoa de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne. Começar algo pode ser sempre difícil, mas tem também o seu lado de expectante. Ao começar um novo ano, uma nova leitura, permita-se a si mesmo conhecer mais de Deus e abrir os seus olhos e ouvidos espirituais para o novo que Ele quer revelar-lhe.
DIA 7 - Génesis 18-19; Mateus 6:1-18
DIA 8 - Génesis 20-22; Mateus 6:19-34
DIA 9 - Génesis 23-24; Mateus 7
DIA 10 - Génesis 25-26; Mateus 8:1-17
DIA 11 - Génesis 27-28; Mateus 8:18-34
DIA 12 - Génesis 29-30; Mateus 9:1-17
DIA 13 - Génesis 31-32; Mateus 9:18-38
A viagem pela Bíblia continua, e nomes como Abraão, Isaac, Esaú e Jacó começam a aparecer na leitura de Génesis. Desde o cumprimento das promessas de Deus na vida de Abraão, à prova que ele próprio passa após um pedido inusual de Deus, até ao nascimento dos irmãos Esaú e Jacó e a forma como ambos se comportaram diante de Deus, estes capítulos levam-nos a conhecer o que são promessas, como viver enquanto esperamos o seu cumprimento, como confiar em Deus não obstante as contrariedades da vida, o poder e a importância da obediência, as consequências do pecado e da mentira e tantos outros conceitos e experiências. Em Mateus, continuamos a ser ensinados por Jesus nas coisas simples da vida e a ver os milagres que Ele opera. E a conhecer melhor o poder e a graça que repousam Nele.
A confiança em Deus aprimora-se a cada leitura, a cada descoberta. Nesta fase do plano, apesar de estarmos só na segunda semana do ano, talvez já tenha falhado algum dia e comece a pensar que não vai conseguir. Mas não desista! Tire um pouco mais de tempo num dia para ler alguns capítulos que lhe faltam e continue. O caminho pode parecer difícil, mas, com persistência, será com certeza compensador.
Aproveite para convidar alguém para fazer esta caminhada junto consigo. Alie-se com um amigo e façam juntos este desafio. Partilhem versículos que mais tocaram as vossas vidas. Termos alguém com quem trilhar este caminho pode ser um ânimo para nós e um impulso para outros.
Nesta segunda semana, além das leituras bíblicas, deixamos-lhe algumas sugestões:
Como caminhar com Deus?
Jesus veio a esta terra para que tivéssemos uma relação com Deus, como nosso Pai celestial. Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, quando somos “nascidos de novo”, começamos a ter um desejo de conhecer melhor a Deus. E como podemos fazê-lo?
1. Tire um tempo diário para estar a sós com Deus.
O ideal seria que pudesse tirar algum tempo de manhã para que o possa fazer, antes de iniciar o seu dia. No entanto, talvez a manhã não seja o que funcione melhor para si. Talvez o melhor será no intervalo depois do almoço, à noite antes de se deitar. Faça-o conforme seja o ideal para si, que funcione melhor de acordo com o seu horário e estilo de vida, mas faça-o. O importante é que tenha esse tempo como uma prioridade: passar tempo a sós com Deus. E o que fazer nesse tempo? Agradeça, louve, adore, expresse palavras de gratidão pela Sua bondade, misericórdia, proteção. Aproveite este momento também para entregar-Lhe as suas ansiedades e preocupações. Receba a Sua paz, gozo e força.
2. Leia a Bíblia todos os dias.
Este plano da Palavra da Vida serve para isto mesmo, ajudá-lo a ler a Bíblia um pouco todos os dias. O ideal seria que o fizesse durante o tempo a sós com Deus, que falámos no primeiro ponto. Após louvar, adorar, agradecer e entregar as suas petições, tire um pouco mais de tempo para ler a Bíblia. Lembre-se também disto: antes de começar a ler, ora e peça a Deus que abra os seus olhos e ouvidos espirituais e torne o seu coração recetivo ao que Ele tem para lhe dizer através da Sua Palavra nesse dia. Você irá ficar surpreendido com o que Deus quer revelar-Lhe de si mesmo através da Sua Palavra.
3. Passe tempo a falar com Deus durante o dia.
A oração é, de forma simples, falar com Deus o que está no seu coração. Comece por agradecer-Lhe e louvá-Lo, como vimos nos pontos anteriores e depois faça os seus pedidos. Se cometeu erros (e todos nós os cometemos!), peça perdão e misericórdia; peça também força, cura, paz, sabedoria e direção. E depois agradeça-Lhe por ter ouvido a sua oração e pela resposta que Ele está a trazer até à sua vida. A Bíblia diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças; E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos, em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:6-7.
4. Faça declarações positivas e cheias de fé em relação à sua vida.
Lembre-se disto: há poder criativo nas suas palavras. As nossas palavras profetizam o nosso futuro. Todos os dias, desde o momento em que acorde, diga para si mesmo o que Deus diz de si. Muitas vezes, a maneira como começamos o dia determina o tipo de dia que vamos ter. Por isso, é importante que coloquemos a nossa mente na direção correta desde cedo. O inimigo ataca a nossa mente desde o minuto em que acordamos. Sendo assim, comece logo pela manhã a confessar declarações positivas em voz alta, para colocar a sua mente e a sua boca de acordo com Deus e programadas para a vitória. Memorize o máximo de confissões que consiga, medite nelas e fale-as sobre si ao longo de todo o dia. Os pensamentos que pensam e as palavras que fale irão determinar o seu dia:
Todos os dias e ao longo de todo o dia, faça estas declarações positivas cheias de fé sobre si mesmo, a sua família e as situações que enfrenta. Não permita que da sua boca saiam palavras negativas. Não use as suas palavras para descrever a sua situação; use as suas palavras para mudar a sua situação. Ao fazer isto, você está a declarar vida sobre o seu futuro. E verá como as suas circunstâncias, a sua vida e família começarão a mudar.
5. Por último, encontre uma igreja que seja a sua Casa.
Deus quer que sejamos parte de uma comunidade de crentes. Encontre uma igreja onde se pregue a Bíblia como sendo a Palavra de Deus e onde os sinais e os milagres que testemunham de um Deus vivo se façam notórios. E faça desse lugar a sua Casa. Tenha como prioridade e compromisso na sua vida assistir a essa igreja de forma contínua. Conheça o seu pastor. Escute os ensinamentos da Palavra. Sirva e apoie esse ministério. Caminhe na visão e comece a viver uma vida com o Senhor. À medida que conhece o Seu Pai celestial e tudo o que Ele fez, faz e fará por si, você conseguirá levantar-se cada vez mais alto para derrotar cada inimigo, vencer cada obstáculo e cumprir cada sonho e plano que Ele tem para o futuro.
Baseado e excertos retirados do livro “Un Nuevo Comienzo”, de Joel Osteen.
DIA 14 - Génesis 33-35; Mateus 10:1-20
DIA 15 - Génesis 36-38; Mateus 10:21-42
DIA 16 - Génesis 39-40; Mateus 11
DIA 17 - Génesis 41-42; Mateus 12:1-23
DIA 18 - Génesis 43-45; Mateus 12:24-50
DIA 19 - Génesis 46-48; Mateus 13:1-30
DIA 20 - Génesis 49-50; Mateus 13:31-58
Que histórias viveremos nesta semana! Em Génesis, uma luta de poder e uma história que poderia ser de ficção, mas que está registada na Bíblia, o Livro da Verdade, onde há um misto de inveja, falta de maturidade, orgulho, traição, mentira, engano, vingança, “deserto” e tantas outras coisas com as quais nos podemos identificar nos dias de hoje. Um verdadeiro exemplo de crescimento e maturidade, que culmina com perdão, reconhecimento e honra. Em Mateus, testemunhos, factos e parábolas comprovam o amor, a santidade, o poder e a graça do Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Ler a Bíblia, a carta de amor de Deus para nós, edifica a nossa fé e, ainda que não compreendamos tudo de uma só vez, leva-nos a conhecer com mais segurança e profundidade as palavras, os ensinamentos, o poder da Trindade. Reflita em tudo o que aprendeu até aqui e faça uma auto-análise: em que nível está a minha confiança em Deus e a minha intimidade com Ele? De que forma a leitura da Palavra está a mudar áreas da minha vida? O que posso fazer para me aproximar mais Dele?
Na semana anterior, incentivámo-lo a ter um tempo a sós com Ele. Conseguiu fazê-lo? De que maneira? Poderá mudar alguma coisa para tornar esse tempo mais proveitoso? Talvez aumentar um pouco mais o tempo de estar a sós com Deus? Proponha-se a fazer mudanças! Tome decisões e atue de forma a conseguir alcançar novos patamares na sua fé.
Nunca alcançaremos resultados diferentes se tomamos sempre as mesmas atitudes. Para resultados diferentes, atitudes diferentes. Disponha-se a mudar o que não está tão certo na sua vida, talvez uma área no carácter que é difícil de lidar, talvez a falta de paciência, de misericórdia para com os outros; ou poderá ser a ira ou o falar mal do próximo. Reconhece que há debilidades no seu carácter? Reflita sobre isso e, durante esta semana, tome a decisão de vencer essa fraqueza. Encha o seu coração da Palavra de Deus e permita que Ela transforme a sua vida!
Para isso, para além das leituras bíblicas, esta semana deixamos-lhe também algumas promessas de Deus para cada necessidade, para que possa meditar nelas e aprender como render cada área da sua vida a Deus.
Nesta terceira semana do ano, quero incentivá-lo a partilhar nas suas redes sociais, as leituras que tem feito e que mais tocaram na sua vida. Marque a @sobrenaturaltv e coloque a hastag #stvpalavradavida, para que mais pessoas possam ser abençoadas por si e através de si! Boa semana!
Promessas de Deus para si!
VÍCIOS:
AFLIÇÃO:
AMOR DE DEUS:
FINANÇAS:
CURA:
MEDO:
Temas e referências retirados do livro "Un Nuevo Comienzo", de Joel Osteen
DIA 21 - Êxodo 1-3; Mateus 14:1-21
DIA 22 - Êxodo 4-6; Mateus 14:22-36
DIA 23 - Êxodo 7-8; Mateus 15:1-20
DIA 24 - Êxodo 9-11; Mateus 15:21-39
DIA 25 - Êxodo 12-13; Mateus 16
DIA 26 - Êxodo 14-15; Mateus 17
DIA 27 - Êxodo 16-18; Mateus 18:1-20
A leitura da Bíblia é, sem dúvida, um desafio! Somos confrontados com histórias, ensinamentos, princípios, que podemos de tantas e variadas formas aplicar às nossas vivências diárias. Conhecemos medos, o poder de uma visão e de um sonho, mas também as consequências da murmuração e da desobediência. A confiança em Deus é colocada tantas vezes em questão e, em cada história e testemunho, podemos verificar os resultados da obediência e da fé em Deus. No entanto e acima de tudo, revemos a fidelidade de Deus no cumprimento das Suas promessas, o poder que há em Cristo para curar enfermidades e podemos conhecer melhor o carácter, os desejos e quem é Deus através da Pessoa de Cristo.
Na semana passada, além da leitura bíblica, deixámos alguns versículos para o ajudar a vencer em diversas áreas da sua vida. Esta semana, queremos continuar com esse processo, levando-o a meditar em versículos que o ajudarão a enfrentar e a superar tantos obstáculos que, muitas vezes, nos impedem de prosseguir na fé.
Nesta semana, e em linha com o desafio da semana passada, queremos incentivá-lo a partilhar nas suas redes sociais, as leituras que tem feito e que mais tocaram na sua vida. Marque a @sobrenaturaltv e coloque a hastag #stvpalavradavida, para que mais pessoas possam ser abençoadas por si e através de si! Boa semana!
Promessas de Deus para si:
ACEITAÇÃO:
AMIZADE:
AMOR:
CONFIANÇA:
Temas e referências retirados do livro "Un Nuevo Comienzo", de Joel Osteen
DIA 28 - Êxodo 19-20; Mateus 18:21-35
DIA 29 - Êxodo 21-22; Mateus 19
DIA 30 - Êxodo 23-24; Mateus 20:1-16
DIA 31 - Êxodo 25-26; Mateus 20:17-34
Nestes capítulos desta última semana de janeiro e primeira de fevereiro, vamos continuar a conhecer a Deus, ao que Ele dá importância e, sobretudo, iremos aprofundar a aventura que o povo de Israel viveu na travessia até à Terra Prometida! Conheceremos mais facetas de Deus e aprofundaremos experiências na Sua intimidade. A leitura da Bíblia proporciona-nos conhecer mais sobre esta Pessoa, o Deus Altíssimo e único e verdadeiro Deus!
A Pessoa de Jesus é também revelada cada vez mais, com ensinamentos e experiências que nos fazem crer num Deus sobrenatural que faz o impossível acontecer.
Nesta semana, deixamos-lhe ainda algumas sugestões de confissões e orações da Palavra sobre diversos temas, crendo que será mais uma forma de intensificar a sua relação com Deus. Uma semana abençoada!
O PODER DA PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus dá-me direito a fazer o que Cristo fez e mais ainda, pois a Sua Palavra diz que “Maiores obras faremos”.
A Palavra de Deus é mais cortante que toda a espada de dois gumes; penetra ao ponto de dividir alma do espírito, juntas e medulas. A Palavra de Deus discerne os pensamentos e as intenções do coração. A Palavra de Deus assegura-me que Ele me dará tudo o que pedir, sempre que vou em Seu nome.
(João 14:12-14)
A Palavra de Deus dá-me poder para derrotar o inimigo e protege-me contra toda a adversidade.
(Lucas 10:19)
A Palavra de Deus garante-me que se eu permanecer conforme o que Jesus declarou, receberei tudo o que Ele me prometeu.
(João 15:7)
A Palavra de Deus dá-me fôlego de vida, dá-me confiança que me assegura que tudo aquilo que é impossível para mim, é possível para Deus.
(Marcos 10:27)
ORAÇÕES PESSOAIS
Eu confio em Deus e habito no esconderijo do Altíssimo. Tu és, Senhor, a minha esperança, o meu castelo. Tu me livras do laço do passarinheiro e da peste destruidora. Com as Tuas penas me cobres e debaixo das Tuas asas estou seguro. Escudo e broquel é a tua verdade; não temerei mal algum, nem terror noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que no meio do dia destrua. Mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas eu não serei atingido.
(Salmo 91)
Declaro, em nome de Jesus, que Deus é quem tem a última palavra sobre a minha vida e da minha família.
(Provérbios 16:33)
Senhor, ensina-me a conhecer o mistério da Tua vontade na minha família, no meu casamento, ministério e em cada área da minha vida. Deus, eu agarro-me firmemente à Tua vontade e deixo que ela se cumpra em cada passo que dou.
(Efésios 1:9)
Expulso da minha vida as coisas do passado que me traziam dor e insegurança. Decido perdoar a quem me ofendeu. E recebo as coisas novas e poderosas que Tu, Senhor, tens para mim.
(Isaías 43:18-19)
ORAÇÕES PELOS FILHOS E FAMÍLIA
Clamo o sangue de Jesus sobre a vida dos meus filhos e da minha família. Declaro que os meus filhos são protegidos em todos os seus caminhos. Declaro que o inimigo não os atormenta com temor, medo ou angústia. Declaro que os meus filhos são pastoreados por Deus, e é Ele quem sacia a sua alma nas secas e dá vigor aos seus ossos. Os meus filhos são como um jardim regado, e como um manancial cujas águas nunca faltam.
(Isaías 58:11)
Senhor, declaro a Tua Palavra sobre a vida dos meus filhos. E declaro que é arrancado da vida deles tudo o que não foi plantado por Ti. Toda a má influência nas escolas, todo o conselho de falsa sabedoria; todas as más amizades e más companhias.
(Mateus 15:13)
Declaro que os meus filhos e cada membro da minha família permanece guardado na palma da mão de Deus. Declaro que nenhuma arma preparada contra os meus filhos pode prosperar, porque em Ti, oh Deus, eu confio e não serei envergonhado.
(Isaías 54:17)
No nome de Jesus, declaro protegidas todas as famílias. As suas finanças, a paz, o gozo e tranquilidade de todos os nossos filhos. Senhor, conforme a Tua Palavra, declaro que eu e a minha família nos submetemos a Ti, resistimos ao inimigo e ele fugirá de nós.
(Tiago 4:7)
This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.