DIA 1 - 2 Crónicas 15-16; João 12:27-50
DIA 2 - 2 Crónicas 17-18; João 13:1-20
Estamos precisamente a entrar no meio do ano!
O mês de junho está a chegar e é tempo de refletir sobre o que fizemos, as metas que já alcançámos e as que nos propomos a alcançar ainda este ano! É próprio do ser humano avaliar-se a si mesmo e é essencial viver determinando objetivos e fins a atingir.
Nesta semana, convidamo-lo, não só a realmente refletir em tudo o que já viveu este ano, mas também a sentar-se e escrever o que ainda quer alcançar. Sim, escrever! Para que possa recordar-se, para que possa ajudar-se a si mesmo a não desistir! Ainda há mais, há muito mais que Deus quer fazer consigo, por si, através de si. Tanto por viver, tanto por conhecer. Não se permita a si mesmo desistir ou baixar os braços, nem aceitar as circunstâncias que o rodeiam. Decida levantar-se e recomeçar. Ou talvez não seja recomeço, seja mesmo um início. Seja o que seja, faça-o.
Às vezes, é difícil crer que Ele está aqui. Não é fácil acreditar sempre que Ele existe, que Ele nos protege ou mesmo que Ele nos ama. Mas olhemos ao nosso redor e deixemo-nos convencer pelas marcas na natureza, pelas pegadas de Deus deixadas na Criação, na vida, na nossa existência, no nosso coração. E aí saberemos que, ainda que não tenhamos alcançado tudo, talvez tenhamos falhado ou desistido, mas ainda é tempo de (re)começar. É tempo de continuar a crer. E saber que Ele está ali.
Cheguemos até Ele com fé!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "MARCAS NA NATUREZA"
“Após muito esforço, certo viajante que atravessava o deserto do Saara descobriu um oásis, onde resolveu passar a noite. Ao ver que o seu guia, muito sério, ajoelhara para orar, aproximou-se dele e disse:
- A que é que está a orar?
- A Deus.
Gozando do guia, o viajante perguntou:
- Por acaso você viu Deus?
- Não. Não o vi.
- Então, como sabe que Deus existe? Você pode me explicar e provar a existência dele?
Diante daquela pergunta, o guia manteve-se calado. Ao observar que este não podia responder com certeza, o viajante disse em tom arrogante:
- Neste mundo, Deus não existe! Todas as coisas aqui são produto do ocaso. Deus não passa de uma invenção da imaginação, em quem os imbecis e analfabetos, como você, depositam a confiança. Quem é instruído e civilizado, como eu, não crê em Deus. portanto, não pense em estupidezes e vá dormir
Depois de dizer isso, o viajante foi para a sua tenda e adormeceu. O guia ficou sozinho no meio da escuridão, pensativo por não ter dado nenhuma resposta ao homem. Sentiu-se bastante aborrecido e ficou a meditar em como poderia responder àquela pergunta. Depois de certo tempo, levantou-se da cama, montou no seu camelo e começou a dar dezenas de voltas ao redor da tenda onde o viajante estava a descansar. Em seguida, com um sorriso no rosto, amarrou o camelo e foi dormir.
Ao despertar, logo cedo pela manhã, o viajante observou que o camelo havia deixado pegadas ao redor da tenda e perguntou ao guia:
- Olhe, parece que você se esqueceu de amarrar o seu camelo.
- Como sabe? Por acaso o senhor viu o camelo andar por aí?
- Não, não vi.
- Então, como o senhor sabe que eu me esqueci de amarrar o camelo e que ele esteve a andar ao redor da sua tenda?
Rindo, o viajante apontou para as pegadas do camelo e disse:
- Olhe! Por acaso você não vê as marcas deixadas pelo seu camelo? Como não saber que um camelo esteve a dar voltas ao redor da minha tenda?
Diante dessa afirmação, o guia disse:
- Então, olhe lá – e apontou para o horizonte – Veja o sol que brilha e a beleza do deserto. Olhe a fonte de água do oásis. Observe as árvores verdes. Ouça o canto dos pássaros. Veja as lindas flores. Por acaso não são as pegadas deixadas por Deus? O senhor não viu o camelo dar voltas ao redor da sua tenda, mas sabe que ele esteve a andar aqui porque viu o seu rasto. O mesmo acontece em relação a Deus. O senhor não pode ver Deus, o Criador do Universo, com os seus olhos, mas pode ver toda a evidência que ele deixou. Por que não crê na sua existência?
Diante de tal afirmação, o viajante permaneceu mudo e não soube responder.”
(retirado do livro Fé que traz Felicidade, de David Yonggi Cho)
Esta história ensina-nos que o homem, mesmo na sua dimensão terrena, pode perceber o invisível. E a fé é isso mesmo, é o passaporte, é o que permite ao homem aceder ao mundo ilimitado, é o que nos faz chegar a Deus. A bíblia diz:
“Sem fé é impossível agradar a Deus…” – Hebreus 11:6.
É impossível agradá-Lo porque também é impossível ter acesso a Deus a não ser pela fé! Mas o interessante é que a fé também é algo dado por Deus ao homem. Ou seja, Deus diz que é impossível chegar a Ele a não ser pela fé. E depois, não põe a carga ao homem para que ele encontre um método para alcançar a fé. Se assim fosse, estaríamos diante aquela situação que muita gente diz que é: “Eu amo a Deus à minha maneira, eu falo com Deus à minha maneira”. Não existe isso da “minha maneira”! Ele próprio é quem dá ao homem a fé para que possa chegar a Ele!
“…conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um” – Romanos 12:3.
Então, qualquer um de nós pode chegar a Deus! Todos temos a fé que Deus nos deu para alcançá-Lo, não à nossa maneira, mas à Sua maneira!
Olhamos para a sociedade e vemos como ela parece caminhar sozinha, sem problemas, sem Deus, resolvendo tudo com as suas forças. Até que, de repente, é confrontada com algo que lhe escapa do controlo e o medo atinge-a, deixando vidas sem esperança.
E aí vemos como, às vezes, até aqueles que dizem crer no Deus sobrenatural, verdadeiramente não vivem uma vida de confiança e segurança em Deus, acabando por levar uma vida igual a todos os outros.
Há algo em que precisamos crer: na Palavra de Deus. E toda a natureza fala e proclama a própria natureza de Deus! Na Criação descobrimos o dedo e as passadas de Deus!
“… Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” – Romanos 1:19-20.
Retirado do blog Ana Ferreira
DIA 3 - 2 Crónicas 19-20; João 13:21-38
DIA 4 - 2 Crónicas 21-22; João 14
DIA 5 - 2 Crónicas 23-24; João 15
DIA 6 - 2 Crónicas 25-27; João 16
DIA 7 - 2 Crónicas 28-29; João 17
DIA 8 - 2 Crónicas 30-31; João 18:1-18
DIA 9 - 2 Crónicas 32-33; João 18:19-40
Mês de junho e continuamos nesta caminhada de ler a Bíblia toda num ano. Já lemos histórias e conhecemos personagens que, com certeza, trouxeram-nos recordações e memórias, de histórias que já ouvimos, momentos que já vivemos e até sentimentos que já experimentámos.
A Bíblia tem isto de especial: trata-se de histórias reais, sobre pessoas reais, que viveram noutro tempo, mas que vivenciaram situações intemporais. Por isso, podemos não só ler, como aprender e crescer. Às vezes, pensamos que só aprendemos se passarmos por algumas situações menos confortáveis. Mas a Bíblia é um Livro que nos dá todas as indicações de como viver bem nesta Terra.
Por isso, continue a trilhar este caminho de busca e entrega a Deus. As recompensas serão eternas!
Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "O SENHOR ANELA POR TI"
“Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” – Tiago 4:5-6.
Deus sempre te anelará mais do que tu possas imaginar e a Sua presença manifestar-se-á sem reservas quando compreendas esta verdade e a procures. O Seu Espírito, que veio morar em nós, anela por nós zelosamente porque somos únicos e especiais para Ele e deseja que sejamos Sua propriedade.
O Espírito Santo não quer partilhar o teu amor com o mundo, deseja que tu O escolhas a Ele e Lhe dês prioridade sobre qualquer pessoa ou situação. Anseia que apartes tempo para estarem a sós e falar contigo. Quer manter-se em comunhão íntima contigo e tu também deves desejá-lo, expressando-o e demonstrando-o. É como num casamento ou namoro, já que nessas relações esperas que a pessoa amada te procure e te atenda exclusivamente a ti. Nada deve ser mais importante que o tempo que passam juntos. O mesmo deve suceder na tua relação com Deus. Ele está à tua espera para amar-te.
Busco o Senhor em oração
Recebe o amor que Deus tem para ti e assegura-Lhe que O amas com todo o coração. Dá graças porque Ele te anela, és filho Dele, filho amado, e Ele deseja ter um encontro contigo: “Espírito Santo, adoro-Te e desejo sentir o Teu amor rodeando-me. Sei que também me anelas porque sou uma criatura apartada para ti. Obrigado pela Tua fidelidade incondicional.”
Para refletir…
Vamos pôr em prática!
Anoto a que horas separarei tempo para falar com o meu Pai celestial, quanto tempo dedicarei e o lugar que prepararei para fazê-lo.
Horário: _______________________
Tempo que dedicarei: _____________________
Lugar que prepararei: _____________________
Referências Bíblicas para estudar:
- Jeremias 33:11
- 1 Coríntios 8:5-6
O Espírito Santo deseja estabelecer uma relação íntima comigo!
DIA 10 - 2 Crónicas 34-36; João 19:1-22
DIA 11 - Esdras 1-2; João 19:23-42
DIA 12 - Esdras 3-5; João 20
DIA 13 - Esdras 6-8; João 21
DIA 14 - Esdras 9-10; Atos 1
DIA 15 - Neemias 1-3; Atos 2:1-21
DIA 16 - Neemias 4-6; Atos 2:22-47
Até aqui, estudámos parte do Velho Testamento e o último Evangelho: João. Conseguimos ver e conhecer mais a fundo a história de Cristo nesta terra, e somos confrontados com a Sua santidade, capacidade de resposta e constância ainda que passando por tantas circunstâncias difíceis de rejeição, renúncia e acusação.
Mas, em todas as coisas pelas quais passou, Jesus manteve a Sua identidade firme e a convicção do Seu propósito. Ainda quando a dor falava alto e a angústia O apertava, Ele disse: “Se for possível afasta de mim este cálice. Mas seja feita a Tua vontade e não a minha”! Tanto que temos para aprender com Jesus!...
100% Deus, mas também 100% homem. Enfrentou lutas e dificuldades e ensinou-nos a lidar com elas também. Ele disse: “Neste mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Que verdadeiro para connosco! Ele nunca prometeu facilidades, pelo contrário, avisou-nos que existiriam dificuldades. Mas “tende bom ânimo”, “animem-se”, disse Ele. Não significa que nos animássemos DAS tribulações, mas que nos animássemos NAS tribulações. Claro que nenhum de nós se vai rir e alegrar por passar por momentos maus. A questão está se conseguimos alegrarmo-nos AINDA que passemos por situações más. E era a isso que Jesus se referia: “Alegrem-se quando passarem pelas aflições, ainda no meio delas, confiem. Porque Eu venci o mundo. Eu também passei por situações difíceis, mas ainda aí Eu venci. Então, comigo vencerás. Confia!”
E ainda hoje, essa é a mensagem Dele para nós: CONFIA! Só precisamos de encontrar esse lugar de encontro com Deus onde as nossas cargas são lançadas aos pés de Cristo e a Verdade de Jesus nos liberta! E esse lugar é já ali: aos pés da cruz Daquele que deu a vida por nós, venceu a morte e tornou-nos FILHOS DE DEUS!
Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "MANTENHA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA"
Hebreus 11:6 – De facto, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
A maior chave para viver uma vida cheia das bênçãos e do favor de Deus é manter Deus em primeiro lugar da sua vida. Quando você coloca Deus em primeiro lugar e faz com que a sua prioridade seja agradá-Lo, pode esperar viver uma vida abençoada e plena. A Escritura declara: “Deus recompensa os que o buscam com sinceridade”. Observe quem Deus recompensa: não as pessoas que O buscam pela metade, nem as que O buscam quando têm um problema nem os que vão à igreja em raras ocasiões. Deus recompensa as pessoas que O buscam com sinceridade. Salmo 34:10 – “… os que buscam ao Senhor bem nenhum lhes faltará”.
Quando você busca a Deus diariamente com todo o seu coração poderá experimentar as coisas de Deus de forma frequente. Deus RECOMPENSA. A recompensa está preparada para aqueles que O buscam. Deus coloca até as coisas muito simples: Ele não diz que só recompensa quem O encontra. Ele recompensa quem O busca – se te levantas de manhã e me agradeces, lês a minha Palavra e fazes um esforço para agradar-me – dar-te-ei recompensa.
Jesus disse em Mateus 6:33 – “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas…”. Observe a chave: buscai primeiramente o Reino. Em outras palavras, não busque a bênção; busque aquele que abençoa. Não seja consumido pelas coisas. Não vá atrás do dinheiro, da fama, da fortuna. Vá atrás de Deus. se busca aquele que abençoa, Ele promete que todas estas coisas lhe serão acrescentadas. Não umas poucas coisas, todas estas coisas. Deus é um Deus de abundância. Quando o mantemos em primeiro lugar, não será capaz de conter todas as coisas boas que Ele trará até si. No lugar de perseguir as bênçãos, as bênçãos o perseguirão a si.
Muitas vezes acordamos de manhã e pensamos: não me apetece ler a Bíblia, não me apetece ir à igreja, estou cansado. Mas quando já desenvolvemos o hábito e vemos o benefício de como nos sentimentos refrescados e restaurados, quando buscamos a Deus e temos o seu favor, pensamos: não me posso dar ao luzo de não fazê-lo. Você perceberá que investir tempo com Deus é vital para viver uma vida vitoriosa.
Buscar a Deus tem que ser para nós uma necessidade vital. Ainda que aconteçam muitas coisas temos que dizer: não, esta não é uma opção. Vou ser forte, vou ser o melhor que possa ser no dia de hoje, vou ter o favor de Deus por isso preciso de reordenar as minhas prioridades para que possa passar tempo com Deus. Tome tempo para investir no seu bem-estar espiritual. Alimentamos o nosso corpo físico pelo menos com três comidas ao dia, mas com frequência alimentamos o nosso espírito só uma vez por semana. E depois perguntamo-nos porque nos sentimos esgotados, sem entusiasmo e por que nos faltam o favor, a graça, a sabedoria e a criatividade. É porque não estamos a tomar tempo para nos voltarmos a encher. Assim como alimentamos o nosso homem físico, necessitamos alimentar o nosso homem espiritual. O investimento no nosso bem-estar espiritual trará enormes benefícios na sua vida.
A Bíblia diz que na presença de Deus há plenitude de gozo, plenitude de paz, plenitude de vitória. Aí é onde você é refrescado e restaurado. Tome tempo a cada dia para sentar-se em silêncio na Sua presença, orar e ler e Bíblia. Hoje em dia, a vida pode ser muito atarefada e ruidosa. Mas quando está a sós com Deus e coloca-o em primeiro lugar, o resto do seu dia irá correr muito melhor. Medite nas promessas de Deus, louve. Se O busca com sinceridade, intensidade e intencionalidade, colherá ricas recompensas e viverá a vida abundante que Ele te para si.
DIA 17 - Neemias 7-9; Atos 3
DIA 18 - Neemias 10-11; Atos 4:1-22
DIA 19 - Neemias 12-13; Atos 4:23-37
DIA 20 - Ester 1-2; Atos 5:1-21
DIA 21 - Ester 3-5; Atos 5:22-42
DIA 22 - Ester 6-8; Atos 6
DIA 23 - Ester 9-10; Atos 7:1-21
Ester 4:14 – “… e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”
Esta semana iremos começar a explorar outro livro da Bíblia – Ester – e continuar a ver os Atos da Igreja após Cristo ascender aos céus e enviar o Espírito Santo!
Que maravilhoso é poder acompanhar o estudo da Bíblia e contemplar os feitos tão formosos do nosso Deus! Quando o fazemos, podemos perceber como para Deus nada é feito ao acaso! Tudo é pensado e devidamente planeado. O facto de nascermos, mas também o facto do tempo em que nascemos. O lugar onde vivemos. A família onde somos acolhidos. A igreja que frequentamos. Quando somos despertos para a obra de Deus, podemos vê-Lo em cada detalhe da vida!
Tu e eu somos especiais! Escolhidos a dedo para viver neste tempo. Decerto porque Deus tem algo preparado para nós. E conta connosco para sermos parte do que Ele quer fazer. Neste tempo, nesta hora. Cabe-nos a nós decidir fazer parte dos planos que Ele escreveu, ou simplesmente desviarmo-nos do propósito sem sequer entender qual ele é.
Escolhe bem. Escolhe a vida para que vivas!
Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ"
“Pode soar inusitado sermos comparados a ovelhas, mas foi este o termo que Jesus usou para descrever os filhos de Deus. As Suas ovelhas são todas as pessoas que confiaram em Jesus como Salvador e por quem Ele deu a vida. As Escrituras dizem que essas ovelhas são identificadas por três características: elas conhecem o Seu Pastor, ouvem a Sua voz e seguem-No.
O nosso pastor conheceu-nos antes da fundação do mundo. Ele procurou-nos quando estávamos perdidos, chamou cada um de nós para dentro do Seu rebanho pelo nome. A resposta certa a esse chamado é crer no Senhor Jesus e segui-Lo. Desse momento em diante, devemos crescer no nosso conhecimento Dele e na nossa capacidade de ouvir e obedecer à Sua voz.
Acontece que, às vezes, somos como ovelhas rebeldes, egocêntricas, e falhamos em dar ouvidos ao que Cristo diz. Começamos a ignorar as Suas instruções e damos ouvidos a outras vozes que prometem dar-nos o que queremos. Quanto mais longe vamos segundo o nosso próprio caminho, mais difícil é ouvir e reconhecer a voz de Cristo.
Deus humilhou-se ao se tornar homem, e viveu entre “ovelhas” humanas pecadoras e obstinadas. Ele entregou a Sua vida para que todos o que cressem Nele pudessem entrar no aprisco e se tornar parte do Seu rebanho, do qual Jesus é o Pastor. É Ele quem alimenta as Suas ovelhas, protege-as do inimigo, trá-las de volta quando se perdem, fortalece as que estão fracas e cuida das feridas de todas.
Quando estamos com dificuldade em ouvir o Senhor, o melhor que podemos fazer é renunciar aos nossos desejos pessoais e fixar a nossa atenção no que Deus deseja. Só assim resgataremos a capacidade de discernir a voz do nosso Bom Pastor chamando-nos de volta para Ele. Ser uma das ovelhas de Cristo é a posição mais segura e reconfortante possível, pois Ele conhece cada um de nós intimamente e chama-nos pelo nome, guia-nos em cada passo e sabe o que é melhor para nós, hoje e eternamente. E quando somos verdadeiramente Seus, podemos distinguir a Sua voz de todas as outras para o seguir em obediência e segurança.”
Devocional retirado da Glorify App.
DIA 24 - Jó 1-2; Atos 7:22-43
DIA 25 - Jó 3-4; Atos 7:44-60
DIA 26 - Jó 5-7; Atos 8:1-25
DIA 27 - Jó 8-10; Atos 8:26-40
DIA 28 - Jó 11-13; Atos 9:1-21
DIA 29 - Jó 14-16; Atos 9:22-43
DIA 30 - Jó 17-19; Atos 10:1-23
Ler, meditar e aplicar a Palavra de Deus à nossa vida sempre será fundamental para aquele que conhece a Deus e O ama!
É impossível para nós, enquanto filhos de Deus, ausentarmo-nos da leitura e do estudo da Palavra. É como conduzir um carro sem nunca ter estudado o Código. Ou usar um equipamento sem nunca ter visto as instruções. Talvez o consigamos fazer, mas com certeza vão-nos escapar algumas dicas e funcionalidades que adquiriríamos se tivéssemos lido!
Ainda que possa parecer fácil trilhar os caminhos da vida sem instrução, também é verdade que não somos os mesmos quando a temos. A Bíblia exorta-nos a adquirir conhecimento, a valorizar a Sua Palavra como nossa auxiliadora para viver a vida. Mas mais do que explanadora de princípios, condutas, valores, a Bíblia é a carta escrita por Deus para nós. Ali conhecemos a PESSOA, o SER, a SANTIDADE, o REINO, a ETERNIDADE! Ali somos confrontados connosco mesmo e, consequentemente, limpos pela Sua Palavra.
Renovamos a mente e aprendemos o que Deus quer para nós.
Conhecemos QUEM é o nosso Deus, o que Ele fez, faz e fará por nós.
Através da Sua Palavra, conhecemos o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro. Sabemos o que está reservado para nós. Adquirimos IDENTIDADE e PROPÓSITO. Sabemos de onde viemos e para onde vamos.
Somos impactados com o SEU AMOR! Ganhamos DESTINO e FOCO! A Palavra tem o poder de nos TRANSFORMAR e DAR UMA NOVA VIDA!
Boa semana!
DEVOCIONAL DA SEMANA: "QUANDO ACORDO AINDA ESTOU CONTIGO"
Salmos 139:17-18
“Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo, ainda estou contigo.”
A relação com Deus pode ser tão intensa quanto a tua busca pela Sua presença. Mas não só pode ser intensa, como também é uma relação profunda e comprometida que te dará paz e realização.
O Espírito Santo deseja partilhar intensos momentos contigo, além de te oferecer a segurança de uma relação que perdura. Podes passar noites inteiras diante Dele, inclusivamente até ao amanhecer. Busca a Deus como pessoa, ou seja, como alguém com quem se pode ter uma relação íntima e próxima porque deseja partilhar connosco os Seus pensamentos e o Seu amor.
Pede ao Senhor que te faça sentir a Sua presença e o Seu poder para que te encha e permaneça na tua vida. A unção é a essência do poder do Seu Espírito e manifesta-se se estás disposto a crer Nele e a dar-Lhe prioridade. Ser ungido não é casualidade ou sorte, é resultado de buscá-Lo com insistência, disciplina e amor.
Convence-te de que podes ser completamente cheio com a Sua doce e suave presença, uma e outra vez, em qualquer lugar, porque mesmo no meio das tuas atividades quotidianas, o Espírito Santo está contigo em todo o momento, por isso podes sempre recorrer a Ele.
Busco o Senhor em oração
Prepara o teu corpo e espírito para receber o Espírito Santo e diz-Lhe: “Desejo experimentar a Tua presença e o Teu poder, quero aproveitar todo o tempo que seja possível ao Teu lado. Sem importar que as horas passem, anelo amanhecer contemplando-Te e experimentado o Teu grande amor. Quero viver junto a Ti, a cada momento do dia”.
Reflexão:
1. Já te dispuseste a buscar ao Teu Pai, sem importar a hora ou o tempo que passe?
2. Depois de uma experiência intensa com Ele, dás-Lhe graças por esse tempo e porque nunca te abandona?
3. Por que acreditas que é necessário ter disciplina e constância para receber a unção do Espírito Santo?
Em ação!
Anota três ação que realizarás durante o teu tempo com Deus para experimentar a Sua presença:
1. Música que escutarei: ___________
2. Passagens bíblicas que lerei: ___________
3. Lugar que escolherei: ___________
Escreve a tua experiência durante esse tempo com o teu Pai celestial: ___________
A Sua presença sempre irá comigo se O busco de todo o coração!
Retirado do Livro 22 Dias Contigo, Espírito Santo - Devocional, de Cash Luna
This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.