Palavra da

VIDA

"... e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"

1 JOÃO 1:1
INÍCIO

MARÇO

DIA 11 - Deuteronómio 14-16; Marcos 12:29-44
DIA 12 - Deuteronómio 17-19; Marcos 13:1-20
DIA 13 - Deuteronómio 20-22; Marcos 13:21-37
DIA 14 - Deuteronómio 23-25; Marcos 14:1-26
DIA 15 - Deuteronómio 26-27; Marcos 14:27-53
DIA 16 - Deuteronómio 28-29; Marcos 14:54-72
DIA 17 - Deuteronómio 30-31; Marcos 15:1-25

Outra semana chegou e novos desafios estão diante de nós! Já reparou que passaram apenas (!) três meses do início do ano e já sentimos que tanta coisa sucedeu? É normal, é assim mesmo que tudo funciona. A Bíblia fala-nos muito sobre fazermos planos. Em Provérbios 16:1 diz: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.

Quantos de nós fazemos planos? Todos. Quantos idealizamos, pensamos, sonhamos? Todos. Mas a resposta certa não vem de nós. Se escolhemos seguir a Deus podemos estar certos de uma resposta CERTA, mas ela virá diretamente do Senhor. E que bom é quando podemos descansar em Deus e saber que não estamos sozinhos. Também em Provérbios 16, o versículo 9 reforça: “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Aqui está, Deus incentiva-nos a fazer planos, de maneira nenhuma Ele deseja que sejamos robôs, sem vontade e sem opinião. Ele diz-nos: “Planeiem, pensem. Eu estou aqui para dirigir os passos, para fazer acontecer!”

Às vezes, no meio desse caminho, desses planos que construímos, apercebemo-nos que nem tudo corre exatamente como esperamos. Apercebemo-nos aí que, apesar de termos opinião, capacidade de tomar decisões, há coisas que nos transcendem e não podemos, de maneira nenhuma, controlar. Aí, decidimos pousar “as armas” e deixarmo-nos levar pelo Espírito. Não é em vão que a Bíblia diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Humildes são aqueles que têm um espírito ensinável e deixam-se corrigir e guiar por Deus. Os soberbos talvez sejam aqueles que, erroneamente, acham que já sabem tudo e que estão numa posição de poder julgar os outros. A esses Deus resiste. Mas diante de um coração humilde, o coração de Deus “derrete-se” e fá-lo erguer-se a lugares altos e inimagináveis. Que coração deseja ter? Queremos incentivá-lo a continuar este desafio da leitura da Palavra. Esta é a única capaz de nos moldar a ponto de nos tornar humildes. E recorda-se? A esses, Deus dá graça.

DEVOCIONAL DA SEMANA:

Deus enviou uma palavra profética, através do profeta Elias, ao rei Acabe, rei de Israel que, conjuntamente com a sua esposa Jezabel, causaram muito dano em Israel e levaram o povo à idolatria. Então, Elias apresentou-se diante do rei Acabe para decretar uma seca sobre todo o Israel. Logo em seguida, Deus ordenou a Elias que se fosse esconder junto do rio Quirite e que, aí, seria sustentado sobrenaturalmente.

Elias obedeceu à voz de Deus e foi habitar junto a esse ribeiro. Os corvos traziam-lhe pão e carne pela manhã e ao pôr-do-sol.

A palavra “Quirite” significa “cortar. Cortar no tamanho certo”. Elias esteve ali em total dependência de Deus. Nesse tempo, Deus aperfeiçoou Elias para cumprir o Seu plano.

Os cristãos, na sua caminhada com Deus, podem também ser direcionados até Quirite. Esse é o lugar onde Deus quer cortar da nossa vida o que não é verdadeiramente valioso e que impede o propósito de Deus de se cumprir em nós.

Por vezes, queremos fugir de Quirite, mas é necessário obedecer e confiar completamente em Deus. A nossa obediência representa um passo de fé.

Elias obedeceu ao que Deus lhe dissera e ele não sabia tudo acerca do seu futuro. Todavia, obedeceu, tendo a promessa de Deus: “Eu sustentar-te-ei”.

Quando Deus nos dirige, Ele também provê. Talvez esteja, neste momento, nesse lugar. Mas lembre-se: Deus está no controlo!

Viva cada dia pela fé em Deus, orando e confiando plenamente em Deus, porque certamente Deus está a aperfeiçoá-lo para usá-lo poderosamente nas Suas mãos.

Pra. Gena Ferreira - Vida Sobrenatural